Resenha: As crônicas de Nárnia

Resenha: As crônicas de Nárnia Vol.único.
Algum tempo depois de eu assistir ao filme, comprei o livro, e ambos me encantaram da mesma maneira.

O sobrinho do mago:
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616147
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 184
Volume: 1
Sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
Embora muitos não considerem essa crônica muito interessante ela está entre as minhas favoritas. Mostra como Nárnia se criou, a origem da feiticeira e algumas aventuras.

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa:


Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616155
Origem: Nacional
Ano: 2005
Número de páginas: 180
Volume: 2
Sinopse: "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.
Essa com certeza é a crônica que mais fez sucesso, e é outra que está entre as minhas favoritas. Encantadoramente, essa crônica nos mostra a aventura dos quatro irmãos Edmundo, Pedro, Suzana e Lúcia quando encontram um novo mundo através de um guarda-roupa. Edmundo é enganado pelo mal enquanto Pedro, Suzana e Lúcia tentam deter a feiticeira junto aos seus novos amigos.
O cavalo e seu menino:
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616163
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 189
Volume: 3
Sinopse: Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.
Eu sinceramente não gostei dessa crônica, ela tem poucas aventuras, é muito parado, eu prefiro livros que tem mais ação, mas esse livro nos mostra algo, que os animais e os humanos tem a mesma importância.
Príncipe Caspian:
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616171
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 215
Volume: 4
Sinopse: Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua tromba mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.
Eu adorei essa crônica. Gostei de rever Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia novamente, gostei dos novos personagens e da batalha contra os telmarinos. Essa fora uma crônica realmente incrível.
A viagem do Peregrino da alvorada:
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 853361618X
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 231
Volume: 5
Sinopse: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.
Essa não foi uma das minhas crônicas favoritas, mas com certeza gostei muito dela. No começo não tem quem não odeie Eustáquio, mas depois ele melhora. Teve bastante aventuras na busca pelos homens desaparecidos e tem o Caspian, personagem que gosto muito além de ser tocante pelo fato de que fora a última visita de Lúcia e Edmundo á Nárnia.
A cadeira de prata:
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616198
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 208
Volume: 6
Sinopse: "Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.
Não ter nenhum dos irmãos na crônica me fez falta, ver o Caspian velhinho foi triste e não foi uma crônica que me tocou tanto. Mas eu gostei dos novos personagens e das missão de encontrar o príncipe Rilian.
A última batalha:
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616201
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 213
Volume: 7
Sinopse: À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?
Tudo começa quando um macaco maldoso engana aos narnianos colocando uma pele de leão em seu amigo burro e dizendo que ele é Aslam, assim começa o reinado do macaco e seus acordos perversos com os calormanos. Nesse livro fiquei feliz com a volta de alguns personagens e decepcionada com alguns personagens também. Teve um fim páreo ao livro, mas também triste, esse fora a crônica mais apaixonante e eletrizante da saga, e também está entre minhas favoritas.
Quando comecei a ler as crônicas de Nárnia estava com muitas expectativas, e , infelizmente nem todas se cumpriram, me decepcionei bastante com algumas crônicas, mas também amei outras. Eu certamente não me arrependo de ter lido.
Avaliação: 📕📕📕📕 (4/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário